segunda-feira, 18 de maio de 2009

MANCHESTER CITY



Enquanto o mercado europeu apenas começa a se movimentar, o Manchester City e seus milhões já estão balançando muita gente, fala-se que eles teriam oferecido ao Milan 10 milhões de libras pelo Ronaldinho, que é citado como possível reforço de clubes brasileiros, diz-se também que eles estariam interessados em Vagner Love, Gonzalo Higuaín, Luisão, Oscar Cardozo, Drogba, entre inúmeros outros jogadores.


Penso eu, que ao invés de tantos boatos, de querer contratar tantas estrelas e ficar fazendo tanto looby, não seria mais prudente eles trabalharem em silêncio, contratarem alguém especializado no assunto e gastarem, que é o que eles mais querem, mas com conciência, só com o dinheiro que ofereceram para tentar contratar o Kaká, dá para montar um time que brigaria por pelo menos uma vaga na Copa Europa, quando que alguém de lá de dentro vai dar um basta e usar a cabeça para montar um time competitivo, e não ficar com especulações mirabolantes, que não ajuda em nada os jogadores que estão lá, que só pensam que podem ser substituídos a qualquer momento, podendo com certeza ter um rendimento abaixo do esperado.


Em uma pequena e rápida análise podemos notar que o time do City tem certa qualidade, e que precisa só contratar para preencher as lacunas, e compôr elenco, não é necessário fazer tanto alarde.


Goleiros: Para o gol o City está bem servido, possui um goleiro experiente e que tem condições totais de ser titular, Shay Given, seus reservas são jovens e dão conta do recado, se assim for necessário.

Zagueiros e Laterais: Uma zaga bem composta, que precisa de um jogador que chegue para ser titular, experiente e que vai auxiliar Dunne, Kompany, Richards, que são bons, mas com um líder podem se sair melhor.

Meio Campo: O meio campo do time tem certa qualidade, a correria de Wright-Phillips, o jogo mais cadenciado de Elano, Johnson e companhia também são bons jogadores, como o Elano não apresenta um bom futebol pelo clube, seria prudente trazer um maestro, que organize as jogadas do time e dê uma direção para os jogadores.

Ataque: Está no ataque uma posição que foi fortemente reforçada, com altos investimentos, mas que poderia render muito mais, Robinho para mim não passaria de reserva, precisaria de um jogador aguerrido e de um matador.


Vamos aos investimentos:


Gol: Não precisa.

Lateral: Seria bom trazer um titular para cada lado, a não ser que o Richards tome conta da posição e fixe jogando pela direita, caso contrário, seriam boas contratações o lateral direito do Schalke, Rafinha ou Lham, do Bayern, e para esquerda cairia bem Adriano, do Sevilla, que pode ajudar no arsenal ofensivo. Juntos custariam entre 25 á 40 milhões de euros.

Zaga: Seria bom um zagueiro já consagrado e experiente, que guiaria o time, Luisão do Benfica, Lúcio do Bayern, Bruno Alves do Porto, ou algum outro jovem que chame a responsabilidade, como Miranda do São Paulo, Henrique que pertence ao Barcelona, qualquer destes jogadores não sairia por mais de 20 milhões de euros.

Meio Campo: Precisa de um maestro, alguém que esteja ligado todo jogo e que chame a responsabilidade, Van der Vaart encostado no Real Madrid, Diego que ainda não fechou com a Juventus, D´Alessandro do Internacional, o jogador que atua no futebol brasileiro seria relativamente barato, e os outros dois não passariam de 25 milhões de euros.

Ataque: Para o ataque é bom estourar logo a boca do balão, traz o Tevez que quer continuar na Inglaterra, e ensinaria um pouco de raça para Robinho e um matador, Forlán do Atlético seria uma boa, e talvez Crespo, que experiente poderia muito bem ajudar o City, Crespo sairia de graça, já que seu contrato está prestes a expirar, Forlán não passaria de 20 milhões e Tevez sairia um pouco mais caro, por volta dos 40 milhões de euros.


Tem outras inúmeras opções, mas citei algumas para mostrar que dinheiro não é tudo, precisa de inteligência para saber alcançar os objetivos propostos, com o dinheiro que o Man City tem, daria para montar um esquadrão, e chegar na próxima temporada a uma vaga a Liga dos Campeões.

2 comentários:

  1. Excelente artigo, bem escrito e argumentado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, o que eu gosto mesmo é discutir sobre contratações e valores, englobando a estratégia de mercado e tática, coisa que parece que ninguem la tem...

    ResponderExcluir